Enriquecimento Ambiental Social
Sabia que deixar que seu cão tenha contato e interaja com outros animais é uma forma de promover o Enriquecimento Ambiental?
Cães são, por natureza, animais sociais e precisam estar constantemente em contato com outros animais e pessoas. Permitir que seu amigo interaja com outros cães é respeitar a natureza dele.
No momento de interação canina, os cães se cheiram, aprendem a respeitar o espaço e o limite do outro cão, reconhecem aquele que quer brincar, e aquele que não está para brincadeira, e exercem o comportamento natural da espécie que é de socializar em um grupo da mesma espécie. Quer um ambiente mais dinâmico e interativo que esse?
E o Enriquecimento Ambiental consiste exatamente nisso, em permitir que o seu cão viva momentos especiais, cheios de emoções positivas e que vão proporcionar a ele bem-estar, deixando-o mais saudável e feliz!
Para ajudar a proporcionar essa vivência tão importante ao seu Pet, hoje já existem várias praças públicas com espaço Pet, ambientes Pet friendly e ainda Hoteis Pets que contam com o serviço especializado e oferecem o Day Care, mais conhecido como "Creche canina".
Mas aqui cabe ressaltar um ponto importante. É necessário diferenciar o Enriquecimento Ambiental Social da Socialização. O primeiro atende a necessidade dos cães de terem contato com outros animais e com os humanos. Já a socialização é um processo onde o cão, filhote ou adulto, é exposto a um novo ambiente, outros animais e pessoas. Cães e gatos bem socializados se sentem mais seguros, confiantes e são menos agressivos.
Portanto, se seu cão não está acostumado a ter contato com outros animais e pessoas, antes de promover o Enriquecimento Ambiental Social seu cão precisa ser socializado. E se você não sabe como fazer isso ou não se sente seguro, existem diversos profissionais que trabalham com comportamento canino que podem lhe auxiliar.
Todas as formas de Enriquecimento Ambiental visam promover o Bem-estar animal. Se o cão apresenta insegurança, medo, ou até agressividade em locais movimentados, na presença de outros cães, ou até mesmo na presença de outras pessoas, não submeta ele a esse estresse. Trabalhe primeiramente a socialização dele para apenas depois promover o Enriquecimento Ambiental Social.