Enriquecimento Ambiental Cognitivo

Enriquecimento Ambiental Cognitivo

Você desafia mentalmente seu Pet? O Enriquecimento Ambiental Cognitivo auxilia você nisso!!

Além de energia física os animais tem necessidade de gastar energia mental através da resolução de desafios. Se pensarmos na vida primitiva dos animais, o dia era repleto de desafios. Eles precisavam encontrar abrigos, fugiam de predadores, caçavam o alimento, e em muitas dessas situações eles precisavam de estar sob constante alerta para não serem atacados. Assim, os cães mantinham a mente sempre ativa e em constante alerta. Atualmente os animais domésticos não são expostos a esses desafios, e cada vez menos são estimulados mentalmente, vivendo sob o abrigo e conforto dos nossos lares, mas em completo tédio. E muitos desses animais acabam ficando emocionalmente desequilibrados, podendo desenvolver comportamentos compulsivos, como correr atrás do próprio rabo ou lambedura de patas.

Por isto o gasto de energia mental é tão importante e essencial para os Animais domesticos. E para ajudar neste gasto de energia o Enriquecimento Ambiental Cognitivo vai desafiar a capacidade mental do seu Pet por meio de brincadeiras e situações que ele precise resolver para ser recompensado, como no caso dos quebra-cabeças que escondem alguma coisa dentro. Ah, é claro que a recompensa pode ser aquele petisco favorito dele ou algo que ele ame!

Atualmente existem diversos tabuleiros inteirativos que desafiam o cão de diferentes formas. Nos tabuleiros o cão precisa aprender a mover e/ou retirar peças para conseguir o petisco que encontra-se em baixo. E cada tabuleiro apresenta um nível de dificuldade diferente, com peças que se movem em sentido contrário, peças que só soltam após a retirada de uma outra peça.... Os desafios são vários, e seu Pet terá de entender e aprender como funciona cada tabuleiro.

Além dos tabuleiros você pode criar desafios com obstáculos em casa. Cadeiras deitadas formando verdadeiros labirintos no caminho, obstáculos que exigem que ele pule para transpor, objetos estreitos que ele precise passar por dentro.... Solte a imaginação e crie desafios novos que estimulem seu amigo a pensar em como resolver aquela situação.


Voltar para Dicas
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!