Enriquecimento Ambiental Alimentar
Sabia que a refeição diária do seu pet pode oferecer a ele momentos de desafio e diversão? Isso mesmo, até na hora da alimentação você pode buscar formas de estimulá-lo. promovendo o Enriquecimento Ambiental Alimentar.
A maioria dos mamíferos não domesticados passa aproximadamente 60 a 70% do tempo em que está acordado buscando e caçando seu alimento. Com essa informação fica claro que a busca por alimento é um comportamento natural da espécie.
Assim sendo, oferecer comida ao seu Pet de forma simples, fácil e não estimulante, em um potinho comum (mesmo que lindo e charmoso), é perder uma oportunidade incrível de proporcionar a ele o comportamento natural da espécie e ainda oferecendo estímulos físicos e mentais!
Você pode promover o enriquecimento ambiental alimentar na hora da refeição, oferecendo a ele a comida de diversas formas, como:
- Em tabuleiros ou comedouros lentos no estilo “quebra-cabeça”;
- Dentro de ossos, chifres e brinquedos recheáveis (em caso de ração, é preciso misturar com algo pastoso para rechear);
- Brinquedos que funcionam como dispenser;
- Ração escondida pela casa, entre outras formas;
Independente da forma escolhida, o importante é tornar a hora da refeição um momento estimulante e sem a previsibilidade de encontrar ao alimento sempre da mesma forma, no mesmo potinho.
E tem mais: fazendo o EA alimentar você também pode estar provendo o EA Cognitivo, mas esse será tratado em outro post.
É importante destacar que, cabe ao tutor, identificar qual atividade funciona ou não para o seu pet. Respeitar a individualidade do animal é de grande importância para o sucesso do enriquecimento ambiental!Aproveite esse momento para estar presente e interagir com o seu amiguinho! A participação do tutor em todas as etapas desse processo ajuda no sucesso do seu pet com o enriquecimento ambiental!