O que é Enriquecimento Ambiental?
Atualmente muito tem-se falado sobre o enriquecimento ambiental para animais domésticos. Mas você sabe do que se trata e porque ele é tão importante?
No Brasil o Enriquecimento Ambiental chegou apenas nas ultimas décadas, mas já era difundido mundialmente há quase um século. Ele surgiu a partir da necessidade de se criar um ambiente mais dinâmico e interativo, similares aos da natureza, para os animais mantidos em cativeiro. O objetivo era melhorar a qualidade de vida deles criando estímulos e desafios físicos e mentais que permitissem que os animais exercecem comportamentos mais naturais da espécie.
Aplicando o conceito aos animais domésticos, enriquecimento ambiental significa deixar o ambiente rotineiro do animal mais atrativo e estimulante.
Atividades como farejar, roer, buscar e caçar o alimento são comportamentos naturais da espécie, e devem fazer parte da rotina deles.
Esses comportamentos auxiliam na liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, e por consequência elevam a qualidade de vida do animal, deixando-os mais saudáveis e felizes!
Ter um ambiente adaptado e propício para o enriquecimento ambiental é de grande importância para manter os nossos pets sempre de bem com a vida!
Existe cinco categorias de enriquecimento ambiental (porém a maioria das atividades envolve mais de um tipo de estímulo) sendo elas: físico, sensorial, cognitivo, alimentar e social.
É importante que promova-se o Enriquecimento Ambiental de todas as formas, abrangendo todas as catagorias, trabalhando o estímulo do Pet de diversas formas.